Publicação n.º 7 de abril de 2024
PROJETO MENTORIAS NO PROJETO PILOTO MANUAIS DIGITAIS (PPMD)
A nossa escola encontra-se envolvida no Projeto de Mentorias estabelecido no âmbito da nossa participação no Projeto Piloto dos Manuais Digitais (PPMD). No nosso grupo deste projecto, participam várias escolas do concelho do Seixal e de Sesimbra que já aderiram ao PPMD ou se encontram como observadoras para possível adesão ao PPMD nas suas escolas.
O objetivo das mentorias é que cada escola apresente as práticas que aplica nas suas turmas PPMD, fomentando a partilha de metodologias, atividades e recursos entre escolas, a motivação e envolvimento de todos, levando ao fortalecimento da comunidade PPMD. A reflexão final em cada sessão tem-nos permitido partilhar o progresso, as evidências e os resultados que obtemos em cada escola. São analisadas as estratégias que têm dado bons resultados, mas também as que não dão os resultados esperados. Estas últimas permitem-nos refletir sobre possíveis soluções de melhoria.
Os professores do conselho de turma do 7.º A já participaram em várias sessões realizadas noutras escolas e, no dia 7 de fevereiro, recebemos todas as outras escolas e realizámos a nossa sessão de partilha na sala CEVT sob o tema “Implementação de metodologias ativas em sala de aula”. Esta sessão de partilha pretendeu mostrar como no AE Paulo da Gama se tem tentado implementar o digital nas salas de aula dos diferentes ciclos e nos diferentes projetos e atividades que desenvolvemos, assim como a mudança de práticas que ocorreu como resultado da implementação do PPMD na turma 7.º A. Para isso contámos com a presença de sete alunos da turma, para poderem, também eles, testemunhar sobre cada uma das metodologias implementadas.
Na nossa sessão, sob a forma de um workshop, os professores das escolas participantes, organizados em 4 grupos, eram levados, através da rotação por estações, a visualizar quatro vídeos com exemplos de metodologias ativas aplicadas pelas várias disciplinas nas aulas da turma 7.º A: rotação por estações; trabalho de projeto; gamificação e aprendizagem por descoberta guiada. No final, realizaram-se reflexões, em trabalho colaborativo em cada grupo de professores, e, em seguida, uma reflexão conjunta sobre os aspetos que se destacaram como uma mais-valia na dinâmica da aula e no processo de aprendizagem dos alunos em cada metodologia e sobre a eficácia das diferentes metodologias ativas visualizadas.
No final, todos os envolvidos referiram que aprenderam bastante com a partilha e levaram boas ideias para integrar e replicar nas suas escolas.
Penso que este projeto de mentorias é um projeto que nos permite partilhar as Boas Práticas PG, porque nos permite uma aprendizagem em rede, a reflexão conjunta com outras escolas e nos inspira e motiva para a inovação e melhoria das nossas práticas, sempre com vista ao desenvolvimento das competências e ao sucesso dos nossos alunos.
Professora Zélia Tostão (de Ciências Naturais da turma PPMD)