Skip to main content

Bebras - a 2.ª participação da escola

bebras

RESULTADOS GERAIS DA ESCOLA

O Bebras é uma iniciativa internacional destinada a promover o pensamento computacional e a Informática (Ciência de Computadores). Foi desenhado para motivar alunos de todas as idades, mesmo que não tenham experiência prévia. Esta iniciativa começou em 2004 na Lituânia e todos os anos participam mais de 3 milhões de alunos de todo o mundo. O seu nome original vem dessa origem - “bebras” significa “castor” em lituano. A comunidade internacional adotou esse nome, porque os castores buscam a perfeição no seu dia a dia e são conhecidos por serem muito trabalhadores e inteligentes.” (Bebras, 2023). Este concurso é destinado a alunos dos 3.º ao 12.º anos e está organizado em 5 categorias.
O Bebras começou em Portugal em 2019 e, na edição deste ano (2024), contou com a participação de 135 336 alunos de Portugal continental, Açores, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Timor Leste e Suíça.
No segundo ano de participação da nossa escola, tivemos a concurso 8 turmas na categoria Benjamins (5.º e 6.º anos), sendo 5 turmas de 5º ano e 3 de 6.º e 4 turmas na categoria Júniores (9.º e 10.º anos), sendo todas de 9.º ano. As turmas participantes foram a A, B, C, D e E do 5.º ano; C, D e E do 6.º ano e D, E, F e G do 9.º ano.
O concurso decorreu durante os dias 4 e 15 de novembro, tendo todas as turmas realizado a prova em versão online.
Partilham-se, em seguida, os resultados dos primeiros alunos de cada uma das duas categorias anteriormente identificadas, onde se encontram os alunos que ficaram nos Top 10% ou Top 25%.
Esclarece-se que a referência "Top X%" indica que, se ordenarmos todos os participantes no Bebras PT dessa categoria, o aluno em questão encontra-se entre os melhores X%. Na tabela abaixo apresentam-se os totais nos TOP 10% e TOP 25% a nível “nacional” e a nível de escola:

   

Escola

BENJAMINS

TOP 10% 

7 alunos

TOP 25%

11 alunos

JUNIORES

TOP 25%

8 alunos

bebras1

bebras2

Por último disponibilizamos algumas imagens da dinamização desta atividade.

As professoras: Lucília Rodrigues e Carla Candeias

  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F