Skip to main content

Projeto "Turmas híbridas"

O insucesso e a falta de motivação na disciplina de Matemática é uma preocupação crescente e envolve diversos fatores, como alunos, pais, encarregados de educação, professores e o próprio sistema educacional. Algumas causas apontadas para esse insucesso incluem pouco empenho nas atividades matemáticas, pouca resiliência diante das dificuldades e falta de estudo, além de currículos extensos.

Esta situação acontece porque a maioria dos alunos limita-se ao trabalho em sala de aula, não dando continuidade ao mesmo em casa. Muitos dos alunos não têm apoio dos pais e encarregados de educação que acompanhem e apoiem o trabalho escolar, e também por motivos socioeconómicos. Para enfrentar esta situação, delineou-se um projeto específico, que ajudará a colmatar a situação descrita.

Neste sentido o grupo de matemática de 2.º ciclo, criou o projeto "Turmas híbridas- Grupo de homogeneidade relativa", com os seguintes objetivos:

- Aumentar a taxa de sucesso em 5%;

- Reduzir o insucesso na disciplina;

- Aumentar a motivação dos alunos na disciplina de Matemática, utilizando a metodologia de grupos de homogeneidade relativa, no 5.º ano.

A metodologias de Intervenção é a seguinte:

a. Estruturação das turmas em grupos de homogeneidade relativa - Turmas híbridas.

b. Ambientes híbridos de aprendizagem integrada.

c. Metodologias e estratégias de aprendizagem ativa.

Os alunos são agrupados com base no seu ritmo de aprendizagem, permitindo uma abordagem mais personalizada e eficaz.

Foram feitas avaliações diagnósticas nas turmas híbridas no início do ano letivo para identificar as dificuldades de cada aluno.

As práticas pedagógicas são inovadoras e inclusivas: metodologias e estratégias de aprendizagem, ativas.

Os Procedimentos de implementação:

Os grupos de turmas de 5.º ano trabalham em simultâneo, nos mesmos dias da semana e à mesma hora, cada uma com o seu professor. Após um diagnóstico, os alunos frequentam diferentes turmas, em grupos de homogeneidade relativa, por períodos de tempo relativos, de modo a tentar equilibrar os ritmos de aprendizagem - turmas híbridas.

Professora: Carla Candeias

  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H