Publicação n.º 12 de junho de 2024
A realização do Pedipaper “Pelos caminhos da liberdade”, nos dias 5 e 13 de junho, seguindo o percurso da Revolução, constituiu o culminar de dois projetos DAC sob a temática do 25 de Abril, um do 6.º C e outro do 8.º C.
O Guião foi elaborado pela professora comum aos dois projetos, Paula Carvalho, recorrendo, entre outros, a contribuições dos alunos e a um pedipaper divulgado pelo Museu do Aljube, da autoria de Francisco Bairrão Ruivo e Judite Álvares. Propõe um percurso pela Baixa lisboeta, do Cais do Sodré ao Largo do Carmo, passando por locais emblemáticos da Revolução dos Cravos, como o Terreiro do Paço, a Rua do Arsenal, o antigo edifício da Rádio Renascença, a sede da PIDE, a da Censura, o Quartel do Carmo. Entretanto, aproveitando a riqueza da cidade e a forma como os saberes se entrecruzam nas suas ruas repletas de História, oportunidade também para contemplar edições d’Os Lusíadas no cinquentenário de Camões, encontrar o berço de Pessoa ou sentar-se a seu lado n’A Brasileira, reencontrar Saramago nas salas centenárias da Bertrand… e, claro, ler nos versos de Sophia a beleza da madrugada “onde emergimos da noite e do silêncio”.
A caminhada fez-se de descoberta, previamente organizada, com papéis definidos. Criaram-se grupos, cada um deles com um chefe/orientador, um leitor, um escritor, um fotógrafo e um “pesquisador”, que o recurso às tecnologias também foi sendo solicitado. E assim se partiu em busca do caminho e do saber, em grupos animados, competitivos q.b., acompanhados por professores que participaram igualmente com espírito de competição saudável e boa disposição!
À desejada hora de almoço, os grupos reuniram-se para retemperar forças, num momento em que as brincadeiras, a partilha e os sorrisos funcionaram como ingredientes saudáveis, para compensar as calorias de uma ida ao McDonald’s que a continuação do percurso permitiu “queimar” sem dificuldade.
É importante dizer que esta aprendizagem in loco, tão rica precisamente pelo trilhar real de caminhos anteriormente lidos e estudados, foi precedida de um trabalho interdisciplinar de meses. No caso do 6.º C, aprendeu-se em torno do Livro Livre, um projeto que convidou a trabalhar competências de diferentes disciplinas e a envolver os alunos em atividades de descoberta e reflexão, tão importantes para uma leitura do mundo mais consciente, mais responsável, mais livre. Estiveram envolvidas todas as disciplinas e a professora bibliotecária, em atividades muito variadas, dos testemunhos de convidados em sala de aula a entrevistas a familiares, amigos e professores; de sessões com a ilustradora do livro, Danuta Wojciechowska, à apresentação do mesmo a um militar convidado a dar o seu testemunho à turma na biblioteca escolar; da criação de poemas à construção de cartazes de apelo ao voto; da composição de uma música com poema original à recriação do cartaz da autoria de Maria Helena Vieira da Silva, intitulado “A Poesia Está na Rua”; do trabalho em sala de aula ao palco do auditório da Câmara Municipal do Seixal, participando na sessão “Encontro de gerações no Seixal” com um poema musicado e coreografado pelos alunos, e no debate, com(o) gente crescida, em torno dos valores de Abril.
Com o 8.º C, através da Classroom, todos os grupos realizaram trabalhos de pesquisa, orientados pela professora de português, visando o conhecimento de diferentes vertentes da revolução e a criação de pistas para o pedipaper final. Na disciplina de educação física, com a professora Natália Santos, através de uma atividade de desporto adaptado com o apoio e participação da Associação APCAS (Associação de Paralisia Cerebral de Almada e Seixal), ao realizarem exercícios pondo-se na pele de pessoas com deficiência, os alunos sem necessidades educativas específicas compreenderam a importância do desporto adaptado, que só após o 25 de Abril começou a ser uma prática desportiva organizada e consagrada na Constituição da República Portuguesa. No dia 9 de abril, as duas professoras organizaram uma sessão de cinema na Biblioteca, para a qual os pais foram convidados, tendo sido projetados pequenos filmes sobre o 25 de Abril, uma oportunidade para refletir sobre a atualidade de alguns dos temas abordados.
Os professores que acompanharam os alunos nestes dois dias de Pedipaper – Elsa Vidinha, Florbela Edral, Hélder Pinto, Natália Santos, Nuno Paiva, Paula Carvalho, Paulo Dias, Sandra Afonso – sublinham as suas atitudes, que se pautaram pelo interesse e vontade de descobrir e aprender, pelo espírito de grupo e entreajuda, pelo respeito pelas regras estabelecidas e por uma boa disposição contagiante. Os mais novos tiveram ainda a surpresa da presença do professor Carlos Carrasco, que se juntou ao grupo e o enriqueceu com a sua presença, acrescentando mais uma pitada de emoção a uma convivência que foi marcada pelos laços afetivos que estes momentos ajudam a cimentar, unindo os participantes, desta feita em torno da Liberdade.
É bom chegar ao fim de um percurso desta forma, com a certeza de que valeu a pena!
Junho de 2024
Professora Paula Carvalho
Para ilustrar a iniciativa disponibilizam-se ainda os seguintes documentos:
Capa e contra-capa de divulgação do Pedipaper - 6.º C
Capa de divulgação do Pedipaper - 8.º C
Vídeo realizado pelo professor Hélder Pinto:
Galeria de fotos: