Skip to main content

Publicação n.º 11 de junho de 2024

A escola e a sociedade atual estão em constante evolução. Hoje em dia, o mercado de trabalho não procura apenas jovens profissionais com boa formação académica, mas valoriza aqueles que são capazes de analisar dados, compreender informações complexas e propor soluções inovadoras em tempo real. Perante esta situação, surge a inevitável pergunta: como preparar os nossos alunos para essa realidade?

As metodologias ativas surgem como poderosas estratégias pedagógicas que respondem a esse desafio. Elas desenvolvem a mentalidade criativa e resolutiva capaz de gerar inovação em qualquer área do conhecimento. Não adianta ter ideias e não as conseguir concretizar. Assim como não adianta ter a capacidade de materialização sem ideias que resultem em modificações significativas ou na criação de algo novo. É aqui que surge a Inteligência Artificial (IA), aliada à educação, tornando as aprendizagens mais relevantes, envolventes e significativas. E a magia acontece quando aliamos as ferramentas disponibilizadas pela IA - que possibilitam explorar a criatividade, o espírito de equipa dos nossos alunos - ao poder da tecnologia.

Cientes desta aliança promissora, nas aulas de Tecnologias da Informação e da Comunicação, as metodologias ativas, apoiadas pela IA, são utilizadas sempre que se justifica. Elas basearam-se em estratégias simples e versáteis que passo a explicar.

1. Verificação da veracidade das informações - foi apresentada uma série de informações aos alunos e dadas orientações para que recorrendo a ferramentas digitais tais como o ChatGPT, analisassem, investigassem e validassem a sua veracidade e autenticidade, desenvolvendo assim as competências de julgamento e decisão sobre a veracidade e relevância das informações, com base em critérios estabelecidos pela IA.

2. Experimentação com a Inteligência Artificial - esta segunda etapa da aula centrou-se na estratégia “decifra a resposta” para chegar ao objetivo de aprendizagem, que consistiu em desenvolver a capacidade de formular perguntas e analisar criticamente as respostas, entendidas como informação, num contexto digital e tecnológico.

3. Cocriação com recurso a soluções inovadoras auxiliadas pela IA – nesta fase, foi proposto aos alunos que descrevessem um objeto tecnológico do seu quotidiano, mas desafiando-se mentalmente para o imaginarem prospectivamente em 2050.

Antevendo que alguns alunos viessem a escolher o mesmo objeto tecnológico, utilizaram-se as ferramentas de brainstorming e validação (MindMeister.com e tricider.com), que permitiram analisar e discutir se o seu objeto era ou não considerado tecnológico e/ou automatizado, através de um debate argumentativo seguido de votação.

Para resolverem este desafio-problema, utilizaram algumas ferramentas digitais: ChatGPT; New.express.adobe.com; Leonardo.ai; Piktochart.com; Online-qr-generator.com; Suno.com; Story.com.ia2

Quando senti que alguns alunos tinham mais dificuldades na concretização de trabalhos, para além dos recursos acima mencionados, recorri ao método cooperativo de aprendizagem chamado Jigsaw.

Concluindo, os alunos resolveram o seu desafio - problema e criaram um boletim informativo e infográfico, com integração de imagens geradas com recurso da IA e convertidas para o formato de Qr Code. Posteriormente, avançaram com a criação de um vídeo e a composição de uma música portuguesa.

Sublinha-se que durante a execução deste trabalho, os alunos recorreram em várias fases do projeto ao ChatGPT para validar a sua solução, pedindo feedback ou explorando possíveis desafios e oportunidades associados à sua proposta.

No entanto, foram sempre relembrados que, embora o ChatGPT seja uma ferramenta valiosa no processo de inovação, é fundamental incluírem o pensamento crítico e criativo no processo de aprendizagem, que mais não fosse para questionarem e verificarem as fontes de informação antes de aceitar algo como verdade.

Ficaste curioso? Então, convido-te a fazer uma visita à atividade aqui.

A Professora: Florbela Edral