As Nossas Escolas

 

Breve histórico dos estabelecimentos de ensino que constituem o agrupamento

 

» Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância do Fogueteiro

A escola foi inaugurada em outubro de 1981, com a designação inicial de Escola n.º 1 do Fogueteiro. No ano letivo 1991.1992 abriu a primeira sala de Jardim de Infância. Para dar resposta às necessidades crescentes da população, abriu nova sala em 1998.1999. No ano letivo de 2001.2002, foi aberta a terceira sala.
Em 2004, por publicação do Diário da República, passou a designar-se EB1/JI do Fogueteiro e, nesse mesmo ano, passou a integrar o Agrupamento de Escolas Paulo da Gama.
No ano letivo 2016.2017 abre a quarta sala de Jardim de Infância e, no mesmo ano, foi homologada pela DGEstE a criação de uma Unidade de Apoio Especializado para a Educação dos Alunos com Multideficiência. Presentemente lecionam na EB1, 6 professores com 129 alunos, distribuídos por 6 turmas do 1.º Ciclo. No JI, 4 educadoras de infância asseguram o trabalho pedagógico com 90 alunos, distribuídos por 4 grupos.

 

» Jardim de Infância Quinta do Conde de Portalegre

Inaugurado em novembro de 2004, o edifício foi planeado de raíz, para a valência de Jardim de Infância.
É composto por quatro salas de atividades, embora só três fossem inicialmente concebidas para o efeito. Cada sala tem capacidade para vinte e cinco crianças. Três das salas possuem uma área com bancada e lavatório e ainda uma despensa. Existem seis instalações sanitárias como suporte às quatro salas de atividade e à cozinha, estando uma delas adaptada a pessoas com deficiência. Existem ainda dois gabinetes, uma cozinha totalmente equipada, uma despensa e um polivalente/refeitório, com armários/despensa fixos.
O espaço exterior é amplo, com relvados, árvores, estruturas de exterior adequadas aos seus utilizadores e espaço para horticultura.
Atualmente este JI tem 4 educadoras de infância e 100 alunos, distribuídos por 4 grupos.

 

» Escola Básica do 1.º Ciclo de Paivas

A escola foi inaugurada em fevereiro de 1978, começando por nela funcionar a Escola n.º 2 do Fogueteiro. Eram então apenas oito turmas, oito professores e uma auxiliar de ação educativa. O horário em vigor era o normal (manhã e tarde).
Devido ao aumento da população escolar, bem como à grande área residencial pertencente à escola e ao perigo de certos itinerários a percorrer pelos alunos, foi construído um novo edifício em 1980, para onde passou a referida escola, tendo sido criada nessa altura a Escola n.º 3 do Fogueteiro, que ficou neste edifício.
No ano letivo de 1980.1981 havia 16 turmas, com uma média de 38 alunos cada uma, 16 professores titulares de turma e 10 professores de apoio. Continuava a haver apenas uma auxiliar de ação educativa. Durante alguns anos manteve-se um número elevado de alunos.
A partir de 1990.1991 esse número começou a baixar e, consequentemente, o número de lugares docentes decaiu. Atualmente tem cerca de 268 alunos distribuidos por 11 turmas (do 1.º ao 4.º ano) e 13 professores.
A 3 de junho de 2004, por publicação no Diário da República, esta escola passou a chamar-se EB1 de Paivas. Só em setembro de 2008 passou a fazer parte do Agrupamento de Escolas Paulo da Gama. Presentemente a escola tem 289 alunos distribuídos por 12 turmas.

 

» Escola Básica do 1.º Ciclo Quinta do Conde de Portalegre

A escola, inicialmente denominada por n.º 4 do Fogueteiro, foi construída pela Câmara Municipal do Seixal, no ano de 1981.
Em 2003, o seu nome foi alterado para EB1 Quinta do Conde de Portalegre, segundo a Portaria n.º 951/A, publicada em Diário da República, 1.ª série B, de 8 de setembro.
A 3 de junho de 2004, passou a denominar-se definitivamente EB1 Quinta do Conde de Portalegre. Esta designação baseou-se no facto do espaço onde foi implantado o edifício ter pertencido ao Conde de Portalegre.
Nesse mesmo ano (setembro de 2004) passou a integrar o Agrupamento de Escolas Paulo da Gama.
Atualmente lecionam na escola 13 professores, com 258 alunos, distribuídos por 11 turmas.

 

» Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Paulo da Gama

É a escola-sede e dá nome ao Agrupamento de Escolas.
Foi inaugurada em outubro de 1974.
É de matriz pavilhonar, com amplos espaços de recreio, zonas verdes e campos desportivos.
Inicialmente, a escola funcionou só com o 2.º Ciclo e chegaram a frequentá-la, no mesmo ano letivo, mais de 1500 alunos, distribuídos por quase 60 turmas, incluindo as do ensino noturno.
A partir do ano letivo de 1991.1992, a escola passou a lecionar o 3.º Ciclo de escolaridade, havendo uma redução progressiva das turmas do 2.º Ciclo, à medida que os alunos transitavam de um ciclo para o outro.
A partir de setembro de 2004 e, por publicação do Diário da República, passou a integrar o agrupamento, que adotou a mesma designação, sendo a escola sede do mesmo.
Atualmente apresenta trinta e duas turmas (16, de 2.º Ciclo e 16, de 3.º Ciclo), num total de cerca de 690 alunos.