Mentorias e tutorias
"A Mentoria apresenta um sentido mais amplo que a tutoria, uma abordagem mais educacional, focando o desenvolvimento do indivíduo como um todo. Um programa de mentoring é abrangente e pressupõe, nomeadamente, a promoção dos processos de aprendizagem e de desenvolvimento pessoal. Por exemplo, é pedido ao mentor que ajude o mentorando a descobrir as direções que quer tomar na sua vida."
In Programa Mentor, da Universidade do Minho
A mentoria, dinamizada entre pares (aluno – aluno), visa promover as competências de relacionamento pessoal, interpessoal e académico, procurando que os alunos adequem os seus comportamentos em contexto de cooperação, partilha e colaboração e que sejam capazes de interagir com tolerância, empatia e responsabilidade, tal como preceituado no documento Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
O mentor acompanha o mentorando no desenvolvimento das aprendizagens, no esclarecimento de dúvidas, na integração escolar, na preparação para os momentos de avaliação e em outras atividades conducentes à melhoria dos resultados escolares, individuais e de grupo.
O apoio tutorial específico visa, através de um acompanhamento próximo do aluno (por um professor Tutor), promover a utilização de processos de autorregulação face às aprendizagens escolares, procurando melhorar o seu desempenho e competências pessoais, ou seja, fomentar o controlo de comportamentos, de forma intencional e consciente, no decorrer de situações de aprendizagem. Tendo em conta o impacto da pandemia na suspensão das atividades letivas, são excecionalmente abrangidos pelo apoio tutorial específico os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do que não transitaram em 2019/2020.