Publicação n.º 6 de março de 2025
Cenário de aprendizagem: “Conhecer a célula com recurso ao digital e ao multimédia”
Espaços de Aprendizagem Flexíveis
Disciplinas envolvidas: CN (profª Zélia Tostão), TIC (profº António Henriques), Português (profª Leonor Beleza)
No âmbito da comunidade de práticas Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD), ocorreu na nossa escola uma nova sessão de partilha entre agrupamentos de escolas que implementam o PPMD.
Nesta sessão, um dos cenários de aprendizagem apresentados - “Conhecer a célula com recurso ao digital e ao multimédia”, mostrou como a integração de metodologias ativas de ensino, dos diferentes RED (Recursos Educativos Digitais) do projeto do manual digital e dos diferentes espaços do nosso LED (Laboratórios de Educação Digital) em contexto de sala de aula, se podem criar cenários de aprendizagem interdisciplinares, com articulação curricular nas diferentes disciplinas envolvidas, criando-se espaços de aprendizagem flexíveis, com a participação ativa dos alunos, enquanto cocriadores das atividades, concretizando, apresentando e avaliando o processo.
No cenário de aprendizagem, “Conhecer a Célula com Recurso ao Digital e ao Multimédia”, utilizou-se inicialmente na disciplina de Ciências Naturais a metodologia de aula invertida para que os alunos da turma 8.ºA, autonomamente, explorassem, através de um Guião Orientado, um Laboratório Virtual contendo diferentes RED associado ao PPMD (vídeos, áudio, simulações 3D, preparações microscópicas virtuais).
Após o preenchimento do guião, é feita a primeira monitorização e dado o primeiro feedback aos alunos para detetar quais as aprendizagens já realizadas, ajudar à sistematização dos conhecimentos e propor novas tarefas e sugestões de melhoria. Depois disso, foi feita a exploração da estrutura celular através de óculos de realidade virtual (em atividade colaborativa entre as disciplinas de CN e TIC) e de uma atividade experimental (CN) em que os alunos visualizaram as próprias células, proporcionando duas experiências práticas e interativas, para que adquirissem mais conhecimentos sobre as células procarióticas e eucarióticas.
O conhecimento adquirido autonomamente pelos alunos foi utilizado para, em ambiente colaborativo (quatro grupos de trabalho), partilharem conhecimentos e perspetivas e inovarem no modo como apresentaram os produtos da aprendizagem aos colegas. Nesta fase foram utilizados os diferentes espaços da sala LED e os diferentes recursos disponibilizados.
Um grupo de quatro alunos criou um guião e apresentou os conhecimentos sob a forma de uma entrevista realizada aos três tipos de células estudados, outro grupo de oito alunos criou um guião para uma peça teatral em que, além do narrador existem sete organelos celulares que debatem a sua importância para o funcionamento da célula. Os guiões e ensaios foram realizados com a colaboração da disciplina de Português.
Um grupo de cinco alunos preparou a impressão das células com a impressora 3D, utilizando os websites: https://www.thingiverse.com e https://www.tinkercad.com e o programa Ultimaker Cura, com o apoio do professor de TIC, para a impressão dos três tipos de células na impressora 3D.
Outro grupo de quatro alunos preparou uma sistematização, elaborando um póster no Canva e criaram um guião e uma canção sobre a célula, utilizando ferramentas IA – Chat GPT e suno.com.
Todos os grupos apresentaram o produto final em sala de aula e realizaram as filmagens com os equipamentos multimédia da sala LED. Cada grupo de trabalho realizou em TIC a edição do seu vídeo (entrevista, peça teatral, apresentação dos modelos 3D e apresentação do póster e canção).
Além da avaliação formativa contínua para autorregulação da aprendizagem, no final deste cenário de aprendizagem, foi aplicado um questionário online no Google forms, para que os alunos pudessem expressar a sua opinião relativamente ao cenário implementado.
Todos os alunos afirmaram ter gostado de realizar as atividades do cenário de aprendizagem. As opiniões dividiram-se relativamente à atividade que mais gostaram de realizar e alguns alunos disseram que gostaram de realizar todas. A maioria avaliou a sua prestação entre Bom e Muito Bom nos diferentes pontos (autonomia, organização, gestão do tempo, manuseamento dos materiais e registo de dados). Quanto à avaliação da sua prestação em cada uma das atividades realizadas e na sua apresentação, a média foi ligeiramente inferior, mas continuando a prevalência no Bom e no Muito Bom. Relativamente à avaliação dos pares, todos avaliaram as apresentações dos colegas como Bom e Muito Bom.
Ainda no parâmetro da avaliação, todos os alunos referiram que gostaram de aprender desta forma, caracterizando-a como “uma experiência maravilhosa”, onde o divertir e o aprender se aliaram. Mencionaram, também, que o esforço de todos resultou em apresentações interessantes, divertidas, diferentes e criativas.
Todos os alunos da turma 8.º A estão de parabéns pelo envolvimento em todas as tarefas, pela melhoria constante que realizaram face ao feedback e pelo produto final inovador que partilharam com o grupo turma.
O vídeo que se anexa mostra como se pode potenciar a aprendizagem com aplicação de metodologias ativas e utilização do digital para fins pedagógicos em ambientes de aprendizagem flexíveis, utilizando os diferentes espaços dos LED em contexto de sala de aula.
Os professores: Zélia Tostão, António Henriques e Leonor Beleza