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Publicação n.º 5 de março de 2025

DAC - água em movimento

Espaços de Aprendizagem Flexíveis

Disciplinas envolvidas: FQ (profº. Rui Dantas), CN (profª. Zélia Tostão), TIC (profº. António Henriques)

No âmbito da comunidade de práticas Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD), ocorreu na nossa escola uma nova sessão de partilha entre agrupamentos de escolas que implementam o PPMD.
Nesta sessão, um dos cenários de aprendizagem apresentados envolveu um projeto DAC, com o tema global “A Água”, sendo um dos subtemas “Água em movimento”.
Este projeto iniciou-se com uma visita de estudo às Grutas de Mira de Aire e combina a exploração de espaços de aprendizagem para além do recinto escolar, proporcionando uma experiência imersiva através de uma visita guiadas às grutas e da exploração de um guião orientado.
O cenário de aprendizagem implementado no subtema “Água em Movimento” (FQ, CN e TIC) é focado na ação da água enquanto modeladora da paisagem cársica, que os alunos observaram nas Grutas de Mira de Aire, e na intervenção da água nas reações químicas envolvidas na formação das diversas estruturas geológicas observadas. Já na escola, o trabalho prossegue com pesquisa, aprendizagem prática e colaboração em grupo, desafiando os alunos a participarem em várias atividades interdisciplinares, nomeadamente uma experiência laboratorial para simulação da formação de estalactites e estalagmites, a construção de modelos 3D para construir o mapa de Portugal e assinalar as zonas onde existe esse tipo de paisagem e finalmente, os alunos criaram um guião e produziram e editaram uma notícia para telejornal sobre o trabalho desenvolvido.
Este cenário mostra como se podem criar cenários de aprendizagem interdisciplinares, com articulação curricular nas diferentes disciplinas envolvidas, criando-se espaços de aprendizagem flexíveis, utilizando os diferentes espaços do LED em contexto de aula, com a participação ativa dos alunos.
O vídeo que se anexa mostra como se pode potenciar a aprendizagem através de visitas de estudo, da experimentação e com a utilização do digital para fins pedagógicos em ambientes de aprendizagem flexíveis utilizando os diferentes espaços dos LED em contexto de sala de aula.

Os professores: Rui Dantas, Zélia Tostão, António Henriques