Publicação n.º 6 de junho_2020

Blogue de divulgação de trabalhos dos alunos

   
Visualizar recurso   Visualizar recurso

“O grande instrumento do bem moral é a imaginação”, proclamou Shelley na sua Defesa da Poesia, explicando que a faculdade de imaginação é fundamental ao homem no sentido em que exercita a sua capacidade de ser e agir moralmente, de forma semelhante ao efeito que produz o exercício sobre o corpo físico. O desenvolvimento desta capacidade intrínseca, não surgindo necessariamente de forma espontânea, exige treino e prática para que se torne parte ativa e natural de cada um, ferramenta disponível e útil na vida.
Como tal, a criação de uma página online para a divulgação de trabalhos criativos, de escrita na sua maioria, mas abrangendo também produções provenientes do trabalho concretizado noutros domínios e noutras disciplinas, numa lógica de interdisciplinaridade, pretende desenvolver a motivação e o gosto dos alunos pela criação, pela expressão individual, bem como pela prática do domínio da palavra escrita. Este é um espaço que permite ainda que os alunos tomem conhecimento de textos criados em resposta a propostas de escrita comuns a todas as turmas, podendo assim perceber a diversidade que implica a criação textual, derivada de imaginações diversas, motivando cada um a explorar outras opções e a ir além do que já conhece e domina.
A estes objetivos, sempre presentes, acresceu a situação peculiar que se viveu este ano letivo. Como se lê na página, “de um dia para o outro deixámos a escola tal como sempre a conhecemos, ficámos em casa e tivemos de nos reinventar. A palavra escrita ganhou uma nova dimensão, anulando o vazio, o do ecrã ou o do coração, criando laços, aprendizagens e conhecimentos. Assim, o projeto foi pensado acima de tudo como um espaço de divulgação de palavras que, na distância, nos juntaram, a mim e aos alunos de quem tanto sinto falta.”

Paula Carvalho

junho/2020


Copyright © 2019 A.E. Paulo da Gama 

Webdesign Webfarus