Publicação n.º 11 de 25 de julho_2019

 

Um Sarau na Corte do Rei D. Dinis

Durante o ano letivo de 2018-2019, a turma do 5.º G desenvolveu o projeto Um Sarau na Corte do Rei D. Dinis, dinamizado na disciplina de História e Geografia de Portugal (HGP) e cujo corolário seria uma representação teatral, integrando ações diversificadas.
O trabalho decorreu no âmbito da parceria entre o Agrupamento de Escolas Paulo da Gama e o PMI (Project Management Institute), tendo início no mês de novembro.
Os alunos começaram por ler “Uma visita à corte do rei D. Dinis”, após o que iniciaram a planificação do projeto, nas aulas de HGP, utilizando as ferramentas de gestão de projetos.
Seguindo a planificação, efetuaram pesquisas sobre a vida de D. Dinis, a sociedade e os modos de vida na época em que este monarca reinou e as festas realizadas na corte. Organizados em grupos de trabalho, e já com o apoio de professores de várias disciplinas, recolheram dados sobre aspetos específicos dessas festas - saraus -, os ambientes e as atividades que as compunham: a poesia, a música, a dança, os jogos, os banquetes, etc.
Os professores das outras disciplinas foram contribuindo, em momentos distintos, de acordo com a gestão dos seus programas e com o plano definido, para desenvolvimento do projeto. Assim, em Português foi abordada a poesia da época, selecionadas e ensaiadas as cantigas de amor, de amigo e de escárnio e maldizer; em Ed. Musical foi ensaiada uma música da época, em Dança Criativa foram ensaiadas duas danças, em Inglês foi ensaiado o diálogo em que participava o embaixador inglês (“convidado de honra” do rei), em Ed. Visual e Tecnológica foi desenhado e pintado o brasão de D. Dinis (que seria integrado no cenário), em Ciências Naturais, foram estudadas aves de rapina; nos Clubes, com a integração de alunos da turma, foi possível obter outros contributos: no Desporto Escolar – Clube de Xadrez – alunos desenvolveram a prática desta modalidade e no Clube das Artes criaram-se peças de vestuário ou adornos que viriam a ser usados na representação. Alguns pais também se envolveram na confeção de vestuário.
Os conhecimentos adquiridos nas pesquisas foram integrados na criação dos diálogos.
Nos ensaios finais, que decorreram já na última semana de aulas (durante a Semana Fora da Sala), foi importante a participação de vários professores da turma. Outros professores, ainda, colaboraram na preparação do espaço da representação.
A apresentação decorreu no dia 14 de junho, na Sala Prof. António Veríssimo (Polivalente), perante os encarregados de educação e mais familiares, presentes em número significativo, professores da turma e outros e um elemento do PMI.
Os alunos, de forma geral, empenharam-se na concretização do seu trabalho. Os próprios pais integraram-se na dança final da representação.
Pode-se considerar que a apresentação foi um sucesso e que o desenvolvimento do projeto constituiu um bom exemplo de trabalho interdisciplinar.

O professor: Carlos Carrasco


Copyright © 2019 A.E. Paulo da Gama 

Webdesign Webfarus